A MAIOR VITRINE DO BRASIL
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Xambioá Tocantins é pura poesia. Convida ao descanso, ao agito e a contemplação do belo. É arte, é beleza, é inspiração.
A cidade de Xambioá, às margens do Rio Araguaia, no norte do Estado.
O município tem belezas naturais, como as praias e corredeiras, eventos populares como o Carnaxam, o carnaval fora de época, e um fato histórico de interesse nacional: a Guerrilha do Araguaia: Os primeiros habitantes de Xambioá chegaram por volta de 1845, com a intenção de conquistar os índios Karajá e fiscalizar a extração de látex.
Mas foi na década de 1930 que o povoamento começou a se firmar devido à descoberta das minas de cristal de rocha na região.
O nome da cidade significa “pássaro preto veloz”, e se refere à nação indígena Xambioá, que mantém uma reserva próxima ao município. Entre 1970 a 1976 ocorreram na região ações guerrilheiras organizadas pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), contrárias ao regime militar.
Seus integrantes pretendiam combater a ditadura militar e implementar o comunismo, iniciando o movimento pelo campo.
O conflito entre guerrilheiros e o Exército deixou marcas profundas, mesmo assim, conhecer o palco da guerrilha é uma experiência única.
-Atrativos (praias e point`s A temporada do veraneio Araguaiano é garantida como uma vasta programação no mês de julho.
Ilhas e Praias do Araguaia: do Murici (trinta minutos de avoadeira), do MEIO (cinco minutos de avoadeira), do Paletó (cinqüenta minutos de avoadeira), de Campo (cinqüenta minutos de avoadeira e dezessete km por terra, via Manchão do Meio). -Cachoeiras: São Miguel Arcanjo (cinco minutos de avoadeira). Rios e Riachos: Araguaia, Xambioazinho, do Coco, Xambico, Corda.
Balneários: Lago Grande (do Poção), do Noleto, do Nove, do Xambioazinho. Os Clubes: do Casarão, Sertãozinho Eventos. As danceterias náuticas: Iceberg, Titanic Dance.
O Passeio Público do Recreio do Zuza, o Espaço de Lazer (Alamedas Tiago Dias e Adão Barros, Anfiteatro Élia Neves da Costa. -Como Chegar Transporte fluvial: barcos e avoadeiras fretados em várias cidades do Pará e Tocantins e diariamente de São Geraldo do Araguaia.
Transporte rodoviário: pelas rodovias BR-153 e TO- 168. Ônibus e vans, diariamente. Transporte aéreo: avião de pequeno porte (mono-motor e bi-motor), através do Aeroporto Juarez de Sousa Fortes.
FOTOS: Luís Alves Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário