domingo, 7 de janeiro de 2018
Você sabia que existem mais de 1.600 variedades de manga espalhadas pelo mundo?
Até agora, já foram reconhecidas mais de 1 600 variedades da fruta em todo o mundo. A grande quitanda natural de mangas é a Índia. Só por lá, estima-se que existam mais de mil tipos.
A profusão dessa delícia tropical no Sudeste Asiático não é mero acaso: tudo indica que a região seja o berço da manga, onde a fruta já era cultivada há mais de 4 mil anos. No século 16, os portugueses retiraram sementes da Índia para plantar na África. Ainda pelas mãos dos lusitanos, a fruta chegou ao Brasil por volta de 1700.
Nosso país foi o primeiro a cultivar a manga na América e hoje ocupa o nono lugar na produção mundial. Por aqui, algumas das variedades mais populares são a manga-rosa, a espada, a bourbon, a ubá e a tommy atkins. “Dependendo do tipo, os frutos têm características bem diferentes.
Por volta do século XVI, os portugueses introduziram no Brasil as primeiras sementes de mangueiras pertencentes à raça Filipínica, que são geralmente fibrosas e poliembriônicas, a exemplo da ‘Espada’.
A variedade de manga Espada é a mais antiga e comum em todo território nacional, seguida pela manga “Rosa”.
Muitas das variedades nacionais são comuns dependendo da região de cultivo, como as variedades Bourbon em São Paulo, Ubá em Minas Gerais, Carlotinha (Bahia), entre outras.
No entanto, grande parte da manga consumida no Brasil é estrangeira, como as variedades Tommy Atkins, Palmer e Haden, entre outras, que também são as mais exportadas. Conheça alguns dos tipos de manga mais comuns: Quando você for comprar fruta na feira, no supermercado ou em qualquer outro estabelecimento, saiba que existem diferentes tipos de manga. Conheça:
1. Manga Rosa Popular no Nordeste e no Centro-Oeste brasileiro, o nome vem da cor avermelhada e rosada da casca. O fruto é grande e arredondado e é muito usado para o consumo in natura ou em suco.
2. Manga Espada Um dos tipos de manga mais antigos no Brasil, o fruto da manga espada é comprido e de casca esverdeada. A grande produção e o preço reduzido fazem dessa a manga mais consumida no país.
3. Manga Bourbon Dos tipos de manga, é o mais usado em conservas, a casca é de cor verde amarelada. A fruta é sensível e pode sofrer alterações por doenças que acometem plantas e frutos.
4. Manga Ourinho De fruto bem pequeno, é resistente após a separação do fruto da árvore. Pode ser colhida do chão, após a queda se não houver danos. A cor da casca é bem amarelada e a fruta é pequena e arredondada.
5. Manga Tommy Atkins É a manga mais cultivada no Brasil e a mais exportada no mundo todo. De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Fruticultura, de 2002, essa variedade representa 79% da área plantada no Brasil.
A casca mistura tons de vermelho, rosa e amarelo quando o fruto está maduro.
Benefícios comuns a todos os tipos de manga A manga é uma fruta rica em vitamina A, nutriente essencial à manutenção dos tecidos dos corpo. Essa vitamina contribui com o bom funcionamento dos vasos sanguíneos, beneficiando o sistema cardiovascular.
A alta concentração de ácido ascórbico, a vitamina C, contribui para o sistema imunológico e a regeneração do corpo.
Já a alta concentração de fibras influi positivamente no colesterol, sendo capaz de regular os índices de colesterol ruim. Outro benefício da fruta é seu poder antioxidante, que impede a oxidação ou o envelhecimento das células, sendo fundamental na prevenção do câncer.
Juntamente com os antioxidantes estão os polifenóis, que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Cerca de 83% de qualquer um dos tipos de manga é água. Sendo assim, a fruta influencia no bom funcionamento do corpo ao trazer hidratação junto com seus nutrientes.
Apesar do sabor adocicado, é uma fruta de baixa caloria. Qualquer tipo de alimento natural (principalmente orgânico) é capaz de trazer diversos benefícios para a saúde.
No entanto, o consumo exagerado, mesmo de frutas e legumes, pode ter um impacto negativo em uma dieta balanceada.
Certifique-se, com um nutricionista, quais as quantidades ideais de cada alimento que você ingere diariamente para equilibrar as necessidades nutritivas do seu corpo. Procure saber sobre o que você consome e qual o impacto desses alimentos na sua saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário